
Com uma tiragem de 16 mil exemplares por dia, auditada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), o que dá autenticidade ao número, a Gazeta de Limeira mantém uma cobertura jornalística focada no leitor.
São mais de 150 colaboradores, que se esforçam diariamente para levar informação de qualidade aos leitores de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho.
O dinamismo do jornal se expandiu para outras mídias. A Gazeta produz, em parceria com TV Claret de Rio Claro, o "Segunda Esportiva", às segundas, às 19h30. O programa, conduzido pelo diretor Roberto Lucato e que conta com convidados especiais, é obrigatório para os que gostam e acompanham esportes.
No rádio, a Gazeta está presente diariamente com os programas "A Hora da Notícia", das 17h às 18h, e "Painel Esportivo", das 18h10 às 19h, feitos em parceria com a Rádio Educadora AM.
Conteúdo
Ao longo dos anos, a Gazeta oferece aos leitores uma diversidade de abordagens jornalísticas para atender a demanda de público.
O primeiro suplemento, o "Caderno de Lazer", publicado aos sábados, foi lançado em 1995 e tornou-se referência em prestação de serviços, com sucesso até hoje.
O caderno ampliou a variedade de informações, incluindo o "Gazetinha" (público infantil), o "Plug" (jovem), notícias da TV e, mais recentemente, a coluna social.
Lançado em 2000, o Jornal da Mulher, veiculado aos domingos, traz assuntos relacionados ao universo feminino e familiar.
O "Painel Esportivo", seção especial publicado aos domingos, é referência para quem gosta de esportes, com amplo espaço para notícias e opiniões de colunistas.
Mais recentemente, a Gazeta apostou em novos segmentos e, com isso, surgiram o "Biodiversidade" (Meio Ambiente), "Tô On-Line" (tecnologia & informática) e o "Mapas e Estrelas" (turismo).
O jornal conta também com uma equipe forte de colunistas e articulistas, que analisam diariamente os principais fatos e assuntos que interessam à população.
Desde 2008, os infográficos passaram a integrar o conteúdo editorial, facilitando a leitura e tornando-a mais agradável.
História
A Gazeta de Limeira foi fundada em 1931.
A publicação tinha o objetivo de defender o Partido Constitucionalista (PC) em Limeira e apoiar os ideias que culminaram com a Revolução de 32.
A primeira capa do jornal foi a visita do General Izidoro Dias Lopes e dos tenentes João Alberto e Miguel Costa à cidade, para divulgar os ideais constitucionalistas, que tinham como adeptos personagens conhecidos da história limeirense, como Maria Thereza de Barros Camargo, que foi prefeita e deputada, e o advogado Octavio Lopes Castello Branco.
Entre os fundadores do jornal, estão Mário Sampaio Martins, J.Vitorino e Álvaro Corrêa, que foi o primeiro diretor, função em que esteve até 1938.
O primeiro redator do jornal foi Castello Branco.
A sede própria foi possível em 1972, após a compra do imóvel na rua Senador Vergueiro, 319, onde está a matriz até hoje.
Na metade da década de 70, a Gazeta passou a ser comandada pelo advogado Waldemar Lucato, que atuava como colaborador desde os anos 50.
Na direção do jornal, Lucato adquiriu novos equipamentos e profissionalizou a elaboração do jornal.
Em 1980, a Gazeta passou a ser publicada de terça a domingo.
A circulação às segundas-feiras, única na cidade, veio em 1997. Em 1995, o jornal introduziu a cor em sua impressão.
Desde 1996, após a morte de Waldemar Lucato, o jornal passa a ser presidido pelo filho Roberto Lucato, auxiliado pelos irmãos Fabiana (diretora de jornalismo) e Eduardo Lucato Neto (diretor-comercial).
A Gazeta na comunidade
Dois projetos com amplo alcance comunitário mostram a participação ativa da Gazeta em Limeira e região.
O Prêmio Gazeta de Literatura, realizado desde 1991, movimenta estudantes de todas as escolas da cidade, incentivando a leitura, a prática da escrita e a descoberta de novos talentos.
A Copa Gazeta de Limeira de Futebol Amador movimenta desde 1988 esportistas de toda a região, com jogos disputados que atraem, ao longo de um mês, milhares de torcedores nas manhãs de sábado e domingo às praças esportivas.