Nesta quinta-feira, dia 02 de setembro de 2010, foi realizado o primeiro procedimento com o Neuronavegador, conduzido pelo neurocirurgião Paulo Roland Kaleff.
O equipamento auxiliou na retirada de um tumor na Hipófise, uma glândula localizada no sistema nervoso central, que tem a função de regular, por meio da produção de hormônios específicos, o funcionamento de diversas glândulas do corpo.
De acordo com Kaleff, a cirurgia foi realizada através da região nasal, utilizando o Neuronavegador para abordar a região da Hipófise por sua parte inferior. “O aparelho proporcionou uma técnica menos invasiva e, consequentemente, o beneficiário terá uma recuperação mais rápida”, completou.
O beneficiário que foi submetido ao primeiro procedimento com o novo equipamento, através do Sistema Único de Saúde, é morador de Leme e tem 44 anos. A cirurgia teve, cerca de, 4 horas de duração e foi bem sucedida.
Tumores da glândula Hipófise provocam sintomas neurológicos e hormonais. Os sintomas neurológicos mais comuns são: dor de cabeça e diminuição da acuidade visual. Neste caso, a dor de cabeça é constante na região frontal e lateral, e a perda visual ocorre na acuidade visual, principalmente, na visão para as laterais (perda de campo visual lateral). Os sintomas hormonais são decorrentes da diminuição ou do excesso de produção dos hormônios hipofisários, que possuem importantes funções no metabolismo.
Foto: Mário Roberto
0 comentários:
Postar um comentário