sábado, 28 de novembro de 2009

Rampas de acesso passam por adaptações depois de finalizadas

Algumas rampas de acesso que estavam prontas no Centro Acima estão sendo refeitas. É o caso das quatro rampas das esquinas da Rua Carlos Gomes com Rua Humaitá. De acordo com um funcionário da empreiteira FPF, responsável pela obra, as rampas tiveram que ser parcialmente refeitas para o acerto do ângulo.

Da forma que foi construída, o cimento invadia a sarjeta e prejudicava a acessibilidade. Até o momento, a empreiteira recuperou 10 rampas, segundo o funcionário, que preferiu não se identificar. “Com a inclinação errada, dificultava o acesso dos cadeirantes”, explicou. Ele ainda disse que o pedido foi para que tivesse uma inclinação de 8,33% e que agora estão sendo refeitas com 10%. “A altura das calçadas é diferente, exigindo esses reparos”, afirmou. Segundo ele, o serviço iria ser finalizado hoje [ontem]. A construção das rampas com piso de podotátil para auxiliar cadeirantes e portadores de deficiência visuais foi uma solicitação da Associação de Deficientes Físicos de Limeira à Prefeitura, que por sua vez, integrou o Programa de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, do governo federal.

O Ministério das Cidades disponibilizou verba de cerca de R$ 900 mil para os serviços de adequação das calçadas, sinalização fixa e seis mil metros quadrados de recuperação de pavimento, além das rampas. O quadrante que abrange as obras vai da Rua Capitão Flamínio até a Rua Capitão Bernardes e da Rua Presidente Prudente até a Duque de Caxias, abrangendo o Centro e totalizando 807 rampas.

O secretário de Obras, Celso Gonçalves, explicou que as rampas têm que seguir um padrão de acesso e que a fiscalização da Prefeitura detectou 21 rampas necessitando de reparos. O problema, segundo ele, foi que a concretagem invadiu parte da sarjeta em 14 delas. Quatro tiveram que ser demolidas devido o tamanho da calçada, que era menor. “Até o momento estão prontas 220 rampas”, calculou.

A intenção, segundo ele, é que até junho sejam feitas cerca de duas mil. Bairros periféricos também serão contemplados com as rampas de acesso. As obras das rampas no Centro serão suspensas no período de Natal, devido à grande utilização de pedestres e veículos, e retomadas no início de 2010, informou o secretário

0 comentários: