sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Limeira tem 1 agente para cada 31,5 mil veículos


Érica Samara da Silva - Limeira tem um agente de trânsito na rua para cada 31.542 veículos. A proporção comprova a sensação de impunidade que deixa motoristas infratores cada vez mais livres para agir. A Gazeta flagrou, nos dois últimos dias, casos que envolvem desde desrespeito ao próximo, como estacionamento em frente de garagem, até avanço em sinal vermelho, colocando vidas em risco.

Se a presença de 52 agentes que assumiram os cargos causaram incômodo em julho de 2008, a ausência da maioria do efetivo hoje desencadeia outro problema: o descontrole sobre infrações que exigem a presença humana porque não são monitoradas por meios eletrônicos, como radares fixos e móveis. Com pedidos de exonerações, afastamento de 12 servidores e avanço da frota em 189.253 veículos, a cidade tem seis agentes para fiscalizar o trânsito das 6h às 18h. Em horário de almoço, a fiscalização fica ainda mais comprometida, quando coincide a concentração maior de carros nas ruas.

O número cai para quatro no período oposto. No dia seguinte, esses servidores folgam, e outro grupo assume a fiscalização com o mesmo quadro de efetivo e assim sucessivamente. Com essa matemática, não foi difícil para a reportagem flagrar, em períodos opostos, cenas de imprudência. Anteontem, às 13h58, uma motocicleta estava estacionada em local proibido na Praça Toledo Barros, em plena esquina entre as ruas Senador Vergueiro e Dr. Trajano, ao lado de uma vaga destinada a portador de deficiência. Exatamente 15 minutos depois, a Gazeta flagrou uma moto estacionada em vaga de carro na Rua Dr Trajano, no quarteirão entre as ruas Tiradentes e Carlos Gomes. Às 14h35, na Rua Senador Vergueiro, um veículo obstruía o acesso à garagem de uma residência situada no trecho entre as ruas Cunha Bastos e Barão de Cascalho.

Foto: Fernando Carvalho

Matéria completa na edição impressa da Gazeta

0 comentários: