quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mulheres de programas sociais recebem informações sobre uso consciente da água

Como forma de conscientização sobre o uso racional da água e os cuidados com a rede de esgoto, o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), em parceria com a empresa Foz do Brasil, está oferecendo uma palestra com o tema Lixo na Rede de Esgoto a mais de 60 mulheres beneficiárias dos programas de transferência de renda: Bolsa Família, Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima e Renda Cidadã, moradoras da região do bairro Cecap.

Uma das palestras aconteceu nesta quarta-feira, 1º de setembro, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Conj. Residencial Victor D’Andrea. A assistente social Ana Paula Donatti Alves explica que uma das características dos programas de transferência de renda é oferecer reuniões socioeducativas às famílias que recebem os benefícios sociais. “Esses encontros são importantes porque oferecem informações úteis para o dia-a-dia dessas mulheres, para ampliar o conhecimento e a troca de experiências”, avalia.

Ana Paula informa que no começo do ano as próprias participantes se reuniram e escolheram os temas para as reuniões. “É importante que elas se envolvam e participem, porque só assim saberemos dar o retorno certo para suas necessidades”, esclarece.

Com o foco na rede de esgoto, o palestrante Carlos Jorge reforçou sobre a importância da utilização correta da água em casa. “A proposta é despertar a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, a importância da água e seu uso racional. É importante também que a população aprenda a não jogar lixo na rede de esgoto. Atitudes simples como descartar cotonetes na pia, contribuem para o entupimento da rede”, afirma

Carlos avalia que a participação das mulheres durante a palestra foi satisfatória, por se tratar de um assunto não muito divulgado. “Todas perguntaram como poderiam mudar os hábitos e receberam um kit com informações. Encontros como esse são fundamentais para a multiplicação das informações”, conclui.

0 comentários: