segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Centenário: data emotiva e sentimental

Não sei se é a coisa só do brasileiro ou não, mas determinadas datas são comemoradas com mais emoção, em qualquer atividade. No esporte, então, nem se fala. Um time de futebol, por exemplo, dedica muito mais atenção ao aniversário do clube quando a idade é de cem anos. Um centenário traz alegrias e também tristezas. Mas, comemorar cem anos tem mesmo que ser uma festa especial, focando um determinado objetivo.

Assim, foi o Corinthians, no quarto Centenário, por exemplo, assim também deverá ser a Associação Atlética Internacional que, em 2013, estará completando seu centenário. Hoje, o time passa por uma fase difícil, como muitos clubes do Brasil. Mas, nem todos vão completar os cem anos em pouco tempo. O Corinthians fará sua festa no ano que vem. A festa especial será o Cruzeiro do Centenário. Outra festa é a participação do clube na Libertadores. O time já está sendo reforçado para a competição do ano que vem, visando nos cem anos, à conquista da Libertadores.

Já a Inter de Limeira deve começar a preparar uma festa para os cem anos do clube. O Grupo Gestor deve visar a volta da equipe à Divisão de Elite do futebol paulista, no ano do centenário. Para isso é necessária uma disputa consciente da segunda divisão para alcançar a vitória final. Afinal, o Leão é campeão paulista de 86 e isso dá aos novos jogadores e diretores uma vantagem sobre os adversários. Mas é preciso planejamento, com muita dedicação.

Fiquei feliz com a transparência do Dr. Ailton Oliveira, responsável pelo GG, ao reunir a imprensa, dirigentes e autoridades, fazendo uma prestação de contas dos investimentos até agora realizados. Até que enfim, alguém deu uma satisfação aos torcedores da atual situação da Inter. O caminho, pelo menos até agora, é este: transparência. Acho que alguns dirigentes antigos, como eram os cardeais da Inter, deveriam receber um convite especial para também participar da organização das comemorações do centenário do clube. Isso acabaria trazendo de volta muitos leoninos que foram abandonados, em vista da formação dos grupos políticos. A cidade ganharia e muito com isso.

A campanha do time Sub-20 merece nossos aplausos. Devemos prestigiar muito mais ainda esses jovens, comparecendo aos jogos. Devagar e sempre, chegaremos lá. Parabéns, Dr. Ailton, mesmo ainda não o conhecendo pessoalmente, seu trabalho merece os maiores elogios. A Inter vai chegar lá.

0 comentários: