segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Convênio quer garantir alfabetização até 8 anos

Projeto de lei de autoria do prefeito Silvio Félix (PDT) visa autorizar o município a celebrar convênio com o governo do Estado para incluir a rede municipal de ensino no programa “Ler e Escrever”. O objetivo é garantir que todas as crianças até 8 anos estejam plenamente alfabetizadas.

Além disso, para que haja recuperação da aprendizagem de leitura e escrita dos alunos de todas as séries do Ciclo I do ensino fundamental. Em Limeira, seis mil alunos devem ser beneficiados dos 1.º e 2.º anos do ensino fundamental.

Ao todo, 260 salas terão acesso à proposta. Para colocar o “Ler e Escrever” em prática, 260 professores serão capacitados. Segundo a diretora de planejamento da Secretaria da Educação, Maria Lúcia Pinhata Silva, o programa é do Estado e está sendo difundido em todo o território, conforme adesão das cidades.

NOVA REALIDADE

O projeto inclui 42 escolas de Limeira e traz uma realidade nova no sistema de ensino, com o uso de um material didático. Há previsão também de um esquema de impressão para atividades dentro da sala. As apostilas utilizadas pela rede municipal devem continuar servindo de base, mas o foco será voltado ao sistema novo.

Na justificativa do projeto enviado pelo prefeito Silvio Félix (PDT) à Câmara, o Executivo cita a importância desse convênio para otimizar o rendimento escolar e para melhorar as notas em provas como a do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saresp). Ainda argumenta que é preciso avançar no desenvolvimento do corpo docente do município. Se aprovado agora, o “Ler e Escrever” será implantado em 2010.

O PROGRAMA

O programa promove a capacitação de educadores conjugada às diretrizes, conceitos, formato e materiais de apoio que foram especialmente desenvolvidos para as ações da iniciativa, relacionadas às 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª séries do ensino fundamental. Na 2.ª série, por exemplo, ele age a partir da formação dos educadores e da produção de materiais específicos da iniciativa, elaborados para esse nível educacional.
Para a 1.ª série do ensino fundamental, o “Ler e Escrever” instituiu o Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, conhecido como Bolsa Alfabetização, que permite a atuação de um aluno pesquisador nessas classes. Além disso, há o material impresso de apoio específico para a série, e a constante formação dos educadores envolvidos. Em Limeira, porém, a Secretaria ainda não sabe se a vinda do programa contempla todos esses benefícios implantados nas escolas da cidade de São Paulo.

0 comentários: