sábado, 21 de agosto de 2010

Elevador do Fórum começa a ser montado


Bruna Lencioni - Um ano e meio após a construção do fosso do elevador do Fórum, enfim chegaram os equipamentos necessários para montagem. Ainda é preciso fazer a instalação de ganchos dentro do fosso e a pintura interna, pela empresa vencedora da licitação que intermediou a compra do elevador. A expectativa da empresa R. Maluf é que a montagem comece semana que vem, e o seu funcionamento no dia 1º de outubro.

Apesar da demora, a previsão era de que o elevador seria entregue somente no final deste ano ou começo de 2011, previu Renato Maluf, proprietário da empresa que efetuou a compra. Ele disse em abril deste ano que entre a compra e a instalação do equipamento, a estimativa era de que pelo menos seis meses deveriam ser necessários para a fabricante entregar a encomenda, sem contar o período de instalação (aproximadamente 20 dias).

O elevador custou R$ 105 mil à Prefeitura, responsável pela licitação (o valor foi pago à R. Maluf, que efetuou a compra diretamente com a fabricante). A Prefeitura tentou realizar uma primeira concorrência pública, mas não houve sucesso no certame, devido à falta de interessados - o fato ajudou a atrasar instalação do elevador.

Advogados, pessoas com dificuldade de locomoção, idosos e funcionários, que sobem e descem as escadas com grande quantidade de processos nos braços, esperam ansiosamente pelo elevador. O diretor de serviços administrativos do Fórum, Sérgio Lucco, disse que são situações vistas cotidianamente reforçando o quanto é importante para o Fórum ter um elevador à disposição.

Ele citou um caso ocorrido anteontem, em que um réu preso, deficiente físico, precisou subir escadas para chegar a uma audiência. Ele foi carregado por outros detentos. “As pessoas reclamam com frequência, porque não há acessibilidade”, comentou o diretor.

Para se ter uma ideia do fluxo de pessoas que passam pelo Fórum todos os dias, de acordo com levantamento da comarca, passam pela catraca diariamente 1,2 mil pessoas, sendo que uma parte entra pelo local mais de uma vez por dia.

Foto: Mário Roberto

0 comentários: