sábado, 21 de agosto de 2010

Lei que obriga espanhol no ensino médio é cumprida em 42% das unidades em Limeira

Denis Martins - A lei federal que obriga o ensino do idioma espanhol no ensino médio é cumprida em apenas 42% das escolas limeirenses. O prazo para implantar a disciplina nas unidades venceu no início do mês. O dirigente regional de ensino, Moacir Rossini, explica que não há profissionais capacitados para preencher os cargos.

Quando assinada, em 5 de agosto de 2005, a lei previa a oferta obrigatória do espanhol, gradativamente, porém, o prazo era de cinco anos, ou seja, venceu no início do mês. O ensino fundamental ficou isento da lei.
Após esse período, apenas 13 escolas em Limeira, das 31 existentes, oferecem o espanhol na grade curricular do ensino médio. A Secretaria de Estado da Educação informou que são, no total, 25 turmas. “As classes são formadas conforme o interesse do aluno”, informou.
Contudo, há falta de profissional qualificado. Quem explicou a situação foi Moacir. “Para lecionar o professor deve ter formação específica e, infelizmente, não há profissionais com os requisitos necessários para contratar”, disse.
A supervisora de ensino Keila Regina Conti Alcantu, reponsável pela aplicação do espanhol no ensino médio, disse que no último processo seletivo poucas pessoas se apresentaram. “Apenas 13 profissionais foram habilitados. É necessário ensino superior em letras, com habilitação em português/espanhol. No caso de pessoas que se formaram com habilitação em português/inglês, é obrigatório ter pós-graduação em espanhol. Profissionais com nível superior em áreas de comunicação devem comprovar a carga horária mínima exigida”, completou.

ALTERNATIVA

Uma das alternativas para alunos cuja escola não oferece o espanhol é o Centro de Estudos de Línguas (Cel), na escola Castello Branco, que também é da Secretaria de Estado da Educação. Porém, a procura está abaixo do esperado. “Foram abertas inscrições no segundo semestre e poucos estudantes se interessaram pelo curso de espanhol. Foram montadas duas turmas”, disse Keila.
Como são poucos os profissionais capacitados, o remanejamento de professores para o Cel dificulta a implantação do espanhol no ensino médio. “Como o curso do Cel é longo, foram transferidos dois educadores para a unidade. Consequentemente, o ensino médio foi prejudicado”, contou a supervisora de ensino.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Os profissionais que atendam aos requisitos mínimos exigidos pela Secretaria de Estado da Educação e tenha interesse em lecionar espanhol no ensino médio devem estar atentos aos processos seletivos da Pasta.
Geralmente, as chamadas são feitas em outubro. Posteriormente, o candidato passa por um curso e uma prova e, possivelmente, é reivindicado para as atividades em janeiro. No entanto, em ano eleitoral, as contratações são alteradas. “Podem não ocorrer mais chamadas neste ano em função das eleições”, finalizou Keila. (DM)

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