terça-feira, 3 de agosto de 2010

Turismo retoma o projeto “Conheça Limeira: Visita às Fazendas Históricas

A Secretaria de Turismo e Eventos de Limeira retoma este mês o projeto “Conheça Limeira: Visita às Fazendas Históricas”. A primeira visita será realizada na Fazenda Ibicaba, no dia 21 de agosto, sábado, com saída às 13h30 do Museu da Joia.

O objetivo do projeto é fazer com que a população conheça mais a história de Limeira através de passeios a fazendas centenárias do município por um valor acessível, R$ 20,00 por pessoa, com direito a entrada na fazenda, visita monitorada e lanche. O ônibus para o transporte é gratuito, cedido pela Prefeitura Municipal.

As inscrições para a visita já podem ser feitas pelo telefone (19) 3451-2714, no Departamento de Turismo.

Fazenda Ibicaba

Na Ibicaba, o visitante terá a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma fazenda de café do século XIX, bem como sua história e importante papel na abolição da escravatura, imigração européia e industrialização do país.

A Fazenda Ibicaba conserva um importante conjunto arquitetônico representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, capela, senzala, tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, prédio da escola, torre do relógio com seu mirante, bem como as máquinas antigas para benefício do café.

3 comentários:

Osmar A. Gaddo disse...

Muito boa a idéia da visita à Fazenda Ibicaba. Mas poderia haver outras datas. Muita gente, imagino, terão vontade de conhecer ou rever a Fazenda. Quando poderia ser outra data?

OSMAR A. GADDO disse...

É UMA PENA QUE JÁ LOTOU O ÚNICO ÔNIBUS DISPONÍVEL PARA A VISITA À FAZENDA IBICABA. GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL REALIZAR VISITA AVULSA, DIRETAMENTE NA FAZENDA.

Osmar A. Gaddo disse...

Magnífico passeio o qual realizei, visitando a Fazenda Ibicaba. Desde o contato com o Ricardo no Museu da Jóia, que nos acompanhou na visita, até a visita própriamente dita. O Sr. Teodoro fez um relato histórico perfeito da fazenda. Dividos em pequenos grupos, visitamos as instalações da sede, conhecendo os diversos pontos e fases da produção de café daquela época. Acho que vale a pena investir e dedicar a fazenda Ibicaba ao turismo. Sei que é difícil a manutenção das instalações, mas vale preservar aquilo tudo e manter viva a grande contribuição que deu à história da região e do Brasil.