sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gincana em hotel fazenda promove troca de experiências entre cegos

Usuários do Centro Educacional “João Fisher Sobrinho” – Área Visual, coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), participaram do VII Encontro Estadual de Voluntários, promovido pela Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo (Amusp). O encontro aconteceu em um hotel fazenda, em São Pedro, nos dias 20 a 22 de agosto e reuniu cegos de 24 cidades do estado de São Paulo. De Limeira, participaram 17 usuários do “João Fisher”.

Simultaneamente, aconteceu o I Encontro Vida Iluminada, que reuniu pessoas com deficiência visual que participam de atividades apoiadas pelas Associações Mulher Unimed de todo o estado.

Chegando ao hotel, os participantes foram divididos em seis equipes compostas de pessoas de várias faixas etárias, de crianças a idosos e, no decorrer dos dias, participaram de atividades recreativas. A coordenadora da área visual do “João Fischer”, Adriana Casemiro Mastrelo, relata que a viagem foi importante para que os deficientes visuais conhecessem outras pessoas e trocassem experiência com pessoas que passam pela mesma situação. “Eles voltaram animados da viagem, dizendo que conheceram pessoas novas e trocaram contatos na internet. Experiências como essa são essenciais para a autoestima e a socialização”.

A deficiente visual Elisabeth Gonçalves da Silva Pires, 50 anos, ficou surpresa com todas as atrações do evento e a dedicação dispensada aos cegos. “Algumas pessoas pensam que só porque não enxergamos não podemos fazer nada. Mas lá foi tudo diferente, participamos de muita coisa e eles nos trataram com muito carinho”, relata.

Elisabeth diz que as gincanas foram um grande desafio e durante as brincadeiras ela foi aprendendo coisas que desconhecia. “As atividades foram muito divertidas. Só não andei de cavalo porque tenho medo, mas do resto, participei de tudo como uma criança”, brinca.

0 comentários: