quinta-feira, 26 de maio de 2011

Diocese de Limeira realiza encontra com laicato


O Conselho Nacional de Leigos do Brasil, da Diocese de Limeira, em comunhão com o Secretariado Diocesano de Pastoral, realizou no último domingo o Encontro Diocesano de Formação com o Laicato.

Com o tema “Pode hoje a Paróquia ser uma Comunidade Eclesial?”, o encontro foi assessorado pelo Frei João Fernandes Reinert, mestre em Teologia Sistemático-pastoral e autor da obra que leva o mesmo nome do tema proposto para o evento.

Frei João fez uma reflexão sobre o atual contexto que a Igreja está inserida na sociedade com o fenômeno da urbanização, o que coloca a Igreja, segundo ele, num estado de alerta, de atenção para as mudanças culturais.

Neste contexto, Reinert destacou a urgência de uma renovação da Igreja em âmbito paroquial. Para isso, Frei João disse que é preciso conhecer os aspectos sociais, como primeiro passo em direção à conversão pastoral e estrutural.

Resultado de uma pesquisa de mestrado, o tema proposto pelo autor é um diálogo com o atual modelo paroquial.

Para Frei João, a paróquia é hoje a estância mais comum que temos na Igreja, porta de entrada de muitos fiéis, no entanto, sempre é possível repensá-la, renová-la, repensar suas estruturas, suas pastorais, o modelo de atendimento, sua configuração eclesial entre outros.

Em suas colocações, Frei João destacou a importância de se pensar nas comunidades e um novo modelo de estrutura na Igreja.

A questão social e cultural da atualidade e as transformações contemporâneas (comportamentos, novas tecnologias, redes sociais) são, para Frei João, obstáculos que devem ser entendidos e superados, sendo uma oportunidade de agregar novos fiéis e evangelizar.

“Esta é a chance da Igreja renovar sua linguagem pra poder trazer uma mensagem a nova cultura pós-moderna. É uma chance de aproveitar isso. Porque as pessoas têm sede de Deus, querem uma espiritualidade. Aí, entra o papel da Igreja, que deve ter uma linguagem adequada que cative e conquiste para favorecer o encontro com o Senhor. Vejo a sociedade atual como uma oportunidade de você implantar o Reino e levar ao evangelho”, concluiu.

Antonio Aparecido Caetano de Lima (Toninho), membro do Conselho de Leigos, disse ao final do evento que o encontro foi muito interessante e a avaliação feita ao longo do dia foi muito positiva, indo ao encontro das expectativas de uma discussão feita no ano passado nas paróquias e comunidades.

Na ocasião, foram realizadas reuniões para a apresentação do Estudo 97 da CNBB, Iniciação à Vida Cristã, onde foi refletido que iniciação era o processo de renovação das paróquias. Neste sentido, segundo Toninho, a explanação de Frei João foi muito oportuna “pois mostra estes desafios que a renovação paroquial, a partir da Conferência de Aparecida, vem se impondo nas comunidades.

Toninho também disse que foram muito positivas as pistas de ação que o Frei apresentou, pois percebe-se que é bem aquilo que as pessoas vivenciam nas paróquias hoje, e que agora, a partir destas pistas apresentadas pelo Frei, pode-se articular novos caminhos para a diocese.

O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (Limeira/SP ) e contou a participação de 140 pessoas, representantes de pastoral, movimentos e serviços da diocese. Também estiveram presentes Rinaldo Henrique Gachet - Presidente do CNLB – Diocese de Limeira, Pe. Éder Justo, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Ricardo Aparecido dos Santos, reitor do Seminário Diocesano e dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira que deixou sua mensagem de incentivo aos participantes.

* Com informações da Diocese de Limeira

0 comentários: