sábado, 3 de julho de 2010

Mais de 4 mil livros e gibis foram doados ao projeto Sala de Leitura do Ceprosom



Uma gincana realizada por três empresas instaladas em Limeira: ArvinMeritor, Fumagalli e Faurecia resultou na arrecadação de 4.183 livros de literatura infanto- juvenil e gibis que foram doados ao Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). A doação foi recebida nesta quinta-feira, 1º de julho, e irá incorporar o projeto “Sala de Leitura Xico Sá”, mantido pela autarquia.

O projeto conta com cerca de 5 mil títulos catalogados e distribuídos em salas de leitura instaladas em centros comunitários e projetos sociais. Atualmente os centros comunitários dos bairros Ernesto Kühl, Parque Hipólito, Odécio Degan e Morro Azul contam com espaços dedicados à leitura.

A superintendente do Ceprosom, Vanderléia Serrano Diogo, explica que os livros são bastante utilizados pelas crianças atendidas no projeto “Jornada Ampliada” desses centros comunitários e somam significativamente à proposta de desenvolvimento sociocultural da população carente. “Com as salas de leitura nos bairros, as crianças têm acesso ao universo dos livros, fundamental para aguçar a criatividade, a imaginação e o aprendizado”, considera.

No Centro Comunitário Morro Azul, a sala de leitura dispõe de cerca de 800 livros. Além de atender as crianças dos projetos, o local é aberto também à comunidade que pode utilizar os livros para consulta ou retirá-los como empréstimo. “Nessa sala temos mais livros, com isso conseguimos atender também a população. Doações como essa fortalecem e possibilitam o crescimento do projeto”.

Com a doação das empresas, o projeto “Sala de Leitura Xico Sá” passa a contabilizar mais de 9 mil livros, quase o dobro de títulos mantidos pelo projeto. Segundo Vanderléia, a doação possibilitará a criação de novas salas de leitura em centros comunitários que ainda não dispunham do espaço. “A partir de agora, os livros serão catalogados e separados para a inserção de novas salas de leitura”, garante.

Desafio do Bem

Com nome “Desafio do Bem”, a gincana promovida pelas empresas aconteceu entre os dias 14 e 18 de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.

Mais de 1700 funcionários foram envolvidos em ações de conscientização sobre importantes temas ambientais e sociais como: desperdício de alimentos e doações de latas de alumínio, sobras de óleo de cozinha, revistas, livros e gibis. As doações favoreceram ainda outras entidades da cidade.

Para o embalador da área de pintura da Fumagalli, Fernando Dantas Moreira, ações como essa, agregam valores e conscientização aos funcionários e ainda contribuem com os projetos do município. “Os funcionários foram comunicados nas reuniões de times e participaram efetivamente para o sucesso da campanha”.

Fotos: Divulgação

0 comentários: