quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Capivara invade Jardim Anavec e vira atração para moradores

Uma capivara virou atração para os moradores da Rua Professor Otávio Pimenta Reis, no Jardim Anavec. O animal surgiu no local através da Via Francisco D’Andréa (Anel Viário). Assustado e machucado, deu trabalho aos guardas municipais e guardas do Pelotão Ambiental, que foram acionados para capturá-lo.

Segundo os moradores, a capivara apareceu na rua já machucada e parecia andar com dificuldades. “Ela deve ter vindo do córrego”, disseram as pessoas. O animal não se aproximou dos moradores. Apenas atravessou a rua e se encostou no muro de uma casa para descansar, devido aos ferimentos.

Os próprios moradores entraram em contato com o Pelotão Ambiental, que não demorou a aparecer para fazer a apreensão do animal. A primeira tentativa foi em vão e a capivara conseguiu escapar dos guardas, indo em direção a um matagal localizado na rua, que beira o Anel Viário. Ela permaneceu escondida entre o mato, até a captura.

Os guardas municipais Adalto e Dolo e os guardas do Pelotão Ambiental, subinspetor Braido e Nogueira, adentraram no matagal e conseguiram retirá-la com a ajuda de uma rede. O bicho, que pesa cerca de 30 quilos, estava com ferimentos na região das costas, cabeça e focinho, além de estar muito assustado com a agitação.

De acordo com o agente fiscal ambiental da Prefeitura, Luiz Gonzaga da Silva, o animal foi encaminhado ao Zoológico Municipal, onde receberia atendimento especial com remédios. Depois, ele deve ser solto nas imediações do Residencial Roland.

Ele disse que é normal esse tipo de animal aparecer em áreas urbanas. “Essa espécie, além de não ter predador na nossa região, procria com rapidez”, informou.

0 comentários: