segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Para publicitários, profissão é um desafio constante

Trabalhar com publicidade é poder vivenciar, dia-a-dia, novos desafios atrelados a criatividade e ao dinamismo. Hoje é comemorado o Dia do Publicitário, profissional que cria propagandas para serem veiculadas em diversos meios de comunicação.

Odail Luiz Camargo Neto, 36 anos, é publicitário desde 2000 e sempre gostou de arte, desenho e ilustração. Foi a partir dessas inclinações que Odail descobriu a afinidade com a publicidade. Formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e com duas especializações, o publicitário está à frente da Apice do Brasil Marketing e Comunicação há quase cinco anos.

Para ele, a rotina da profissão é desafiante e é preciso estar sempre disposto a aprender sobre diversos conhecimentos. “Temos que ter uma predisposição para aprender e renovar nossas práticas. O publicitário precisa ser sensível e estar sempre aberto e disposto a aprender coisas novas”, disse.

Segundo Odail, a equipe da agência, formada por 8 profissionais, é multidisciplinar, sendo que cada um completa o outro na hora de desenvolver um trabalho. “O mais gratificante é poder ver o êxito de um trabalho nosso”, salientou.

Tamara Nuevo, 28, é formada desde 2006 pela Unimep e, atualmente, cuida da mídia e produção da agência Apice. “Faço contato com os fornecedores e orçamento de gráficas e brindes que o cliente necessita para desenvolver seu trabalho, além de atualizar blogs, fazer a newsletter e o e-mkt, espécie de divulgação via internet”, explicou.

A publicitária acredita que o maior desafio da profissão é apresentar um trabalho com qualidade, além de ser fiel aos prazos estipulados pelos clientes. “O mais desafiador de tudo é fazer com que o cliente cresça através do nosso trabalho”, frisou.

Já para o publicitário Guilherme Corbini Matheus, 23, que trabalha na parte de atendimento e planejamento da agência, o maior desafio da profissão é tentar chamar a atenção do consumidor no meio de tanta informação. “Conseguir criar algo relevante, vender o produto e fazer com que o cliente compre a ideia é o mais difícil”, explicou.

Anderson Donadelli, 21, ainda é um aspirante a publicitário. O estudante, que está no último ano do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhangüera, atua na Apice na parte de criação. Ele ressalta que para criar é necessário ter referências e não seguir somente um estilo. “Nem tudo é inspiração para a criação. Acredito que temos que saber o que se passa na cabeça de todas as tribos, para quando formos fazer um trabalho, consiguirmos abranger todo tipo de público”.

APP

Limeira tem agora uma sede da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). Odail é o presidente da entidade, que conta também com a participação de integrantes de oito grandes agências limeirenses. Segundo o Odail, o objetivo da vinda de uma associação para Limeira é poder dar respaldo ao profissional da publicidade, além de realizar palestras, fóruns e pesquisas que englobam a profissão.

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