quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Maioria dos serviços da Receita Federal pode ser feita na internet

A maioria dos serviços disponibilizados pela Receita Federal está disponível na internet. Na tarde de ontem, o delegado substituto da delegacia em Limeira, André Dalle Vedove Barbosa, informou que, entre as opções, está o agendamento de visitas à unidade.

Com o objetivo de diminuir filas, aprimorar o atendimento e agilizar processos cuja demora pode chegar a cinco anos, a Receita Federal criou, há aproximadamente dois anos, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (E-CAC). No entanto, a ferramenta ainda é desconhecida entre os contribuintes. “Atualmente, dos 150 atendimentos realizados diariamente na delegacia em Limeira, apenas 30% são agendados pelo sistema virtual”, explica o auditor fiscal e assistente de comunicação, Valter Koppe.

Barbosa ressalta a importância do agendamento prévio. “A pessoa que marca o atendimento pela internet tem prioridade, ou seja, ela já chega com a senha impressa na unidade e não precisa passar no balcão de atendimento ou esperar em filas. No horário marcado, ela será chamada”, explica o delegado substituto.

Além do agendamento, há serviços como cadastros de imóvel rural, CPF e previdenciárias, cálculo de tributos, declaração de imposto de renda, demonstrativos e parcelamentos. Além disso, há a possibilidade de o contribuinte ratificar declaração caso caia na malha fina.

André explica que a unidade tem o dever de fazer alguns serviços. “Há atividades que só é possível realizá-las na delegacia. No entanto, antes de procurar a agência, a recomendação é observar o site da Receita Federal pois a chance de o serviço ser realizado via internet é grande. Atualmente, a agilidade dos processos depende mais do usuário do que dos auditores”, conta.
Atualmente, a delegacia de Limeira, que atende no total 34 cidades, está com 1.532.206 CPFs cadastrados. Os dados são referentes ao mês passado.

ACESSO

Contudo, para ter acesso às ferramentas, é necessária a realização de um cadastro. “O usuário deve entrar no site e ter em mãos o número do CPF, data de nascimento e os números dos recibos das declarações de ajuste anual do imposto de renda referentes aos exercícios de 2009 e 2008. No site, o contribuinte deve procurar pelo link do E-CAC e, ao acessá-lo, efetuar o cadastro”, conta Valter. O acesso é restrito a algumas funções. Para ter acesso ao conteúdo completo, é necessária a emissão do certificado digital.

Por meio do site, o contribuinte pode até regularizar sua situação no governo. “Cerca de 60% das pessoas que caem na malha fina são por omissão de rendimento. No sistema virtual, ela pode lançar o documento e automaticamente ficar em ordem com a Receita Federal. É importante alertar que a instituição não envia qualquer tipo de informações por e-mail”, conclui Valter.

0 comentários: