quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Preocupado com o desgaste, Corinthians defende a liderança

Os exames feitos depois das partidas para medir o desgaste dos jogadores têm sido decisivos para Mano Menezes escalar o Corinthians neste começo de temporada. Para o confronto de hoje, às 21h50, contra a Ponte Preta, em Campinas, Ralf e Jorge Henrique foram “vetados” pelo departamento de fisiologia. Danilo foi relacionado, viajou, mas não deve atuar os 90 minutos.

“Não podemos nos arriscar a perder jogadores. Todos serão utilizados, como dissemos no começo da pré-temporada”, disse Mano. Souza, com dor no tornozelo direito, e Defederico, com uma dorzinha na virilha esquerda, também não viajaram, assim como Roberto Carlos, que está suspenso. Leandro Castan foi convocado pela primeira vez e será opção no banco.

A grande preocupação da comissão técnica é com a desidratação. Danilo, por exemplo, perdeu 6 quilos nas duas partidas que disputou. Segundo o fisiologista Daniel Portella, o músculo tem 70% de água em sua composição, e quando há perda excessiva do líquido a chance de ocorrer uma lesão muscular cresce consideravelmente. É por isso que Jorge Henrique e Ralf nem foram para Campinas.

A recomendação para Danilo é que não atue os 90 minutos - o ideal é que seja entre 60 e 70. Mano fez questão de levar o camisa 10 para ver como ele e Tcheco se comportam juntos. No clássico não foi possível fazer uma avaliação por causa da expulsão de Roberto Carlos logo aos oito minutos - Danilo passou a jogar de lateral-esquerdo. “Como já disse, não vou escalar jogadores sem condições. No caso do Danilo é possível que jogue sem risco de lesão”, avaliou o treinador.

A comissão técnica, internamente, admitiu que errou relação a Ronaldo. No jogo contra o Mirassol ele teve o rompimento da fibrose (cicatriz) da lesão na coxa direita sofrida em novembro, e o problema pode ter sido a falta de água no local. Se ele tivesse sido poupado contra o Mirassol - jogo em que sentiu a dor - teria enfrentado o Palmeiras. Essa parada do craque, que só volta a campo dia 13 contra a Portuguesa, preocupa por ele ter tendência a engordar quando não treina no limite. O Fenômeno está com 96 quilos, cinco a menos do que tinha quando se reapresentou dia 4 de janeiro.

Mano Menezes deu de ombros sobre a invencibilidade de seu time no Paulista. Somando os 23 jogos do torneio do ano passado, quando o Corinthians foi campeão invicto, são 28 partidas sem perder no Estadual. “Como o tabu (sem vencer) do Palmeiras não incomodava, esse não pode nos fazer ficar de salto alto. Ser campeão sem perder novamente é algo praticamente impossível de acontecer.”

No ano passado, ao ficar a 23ª partida sem derrota, o Corinthians tomou do São Paulo a taça dos invictos, oferecida pela Federação Paulista. E do jeito que as coisas vão, será difícil perdê-la tão cedo.

Ponte Preta - Eduardo Martini; Edílson, Jean, Léo Oliveira e Vicente; Deda, Manteiga, Tinga e Fabiano Gadelha; Leandrinho e Finazzi. Técnico - Sérgio Guedes
Corinthians - Felipe; Alessandro, Chicão, William e Escudero; Marcelo Mattos, Elias, Tcheco e Danilo; Dentinho e Iarley. Técnico - Mano Menezes.
Árbitro - Rodrigo Braghetto
Local - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 21h50

0 comentários: