quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Empresa incendiada tinha 2 tanques de 15 mil litros de álcool sem licença

A Uniplastic, empresa incendiada anteontem no Jardim Barão de Souza Queiroz, tinha dois tanques que armazenavam 15 mil litros de álcool anidro cada um sem a licença de instalação por parte da Companhia de Tecnologia Ambiental (Cetesb), órgão estadual responsável pela fiscalização e emissão do documento às indústrias.

O fato é considerado grave e, por isso, a Cetesb ainda estuda qual penalidade aplicará para os responsáveis da empresa. O gerente da agência em Limeira, Adilson José Rossini, confirmou que a punição renderá multa e outras sérias providências. “Os tanques foram instalados à revelia. Não tínhamos ciência dessa instalação. Embora a empresa seja devidamente licenciada até setembro, os tanques deveriam ter sido relatados e, mesmo se tivessem sido citados no momento do processo de obtenção, jamais emitiríamos a autorização sem antes exigir um estudo de análise de risco e a elaboração de um plano de gerenciamento, ainda mais em uma área também residencial”, ressalta.

Rossini aguarda laudos da perícia do Instituto de Criminalística (IC) para saber a origem do incêndio. No entanto, nada impede o andamento da punição aos responsáveis, já que “a instalação dos tanques de forma clandestina”, como citou, colocou em risco a vida de muitas pessoas, além do próprio meio ambiente.

Texto completo

0 comentários: