terça-feira, 20 de abril de 2010

Caminhões quebrados da Defesa Civil sobrecarregam bombeiros

Os únicos dois caminhões-pipa da Defesa Civil estão quebrados. O problema interferiu diretamente no trabalho do Corpo de Bombeiros, que apenas neste fim de semana recebeu 19 chamadas para apagar fogo em terreno baldio. “As pessoas precisam se conscientizar que os bombeiros são para situações de urgência e emergência”, ressalta o sargento Rogério. O coordenador da Defesa Civil, Miquéas Balmant, confirmou que as chamadas que chegaram ao órgão foram encaminhadas aos Bombeiros.

Apenas anteontem, das 11h30 às 12h30, a Defesa Civil foi acionada para apagar incêndio em terreno baldio nos bairros Teixeira Marques, Parque das Nações, no início da Via Jurandyr da Paixão de Campos Freire (do Horto Florestal) e em um quarto ponto. Os casos foram repassados porque os dois caminhões-pipa estão em manutenção: um está com problema termostático e com o motor quase fundindo. O outro, conforme a Gazeta apurou, estava em pior situação.

Os veículos encontram-se na oficina da Prefeitura, como a reportagem constatou ontem. Os responsáveis só não imaginavam que o último fim de semana seria repleto de chamadas para resolver pequenos focos de incêndio, que não cabem ao Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura alega que um dos veículos que estão com o Corpo de Bombeiros, o motobomba, foi comprado e montado pela Prefeitura “justamente para atender a esses casos. Para que o atendimento a esses tipos de caso não ficasse só com a Defesa Civil e para compensar quando os veículos da Defesa Civil estiverem em manutenção “, diz a nota. Um dos veículos da Defesa Civil, segundo a Prefeitura, deve estar pronto hoje. Mais tarde, a Assessoria de Comunicações informou que além do caminhão pipa da Defesa Civil, o município ainda dispõe de dois caminhões-pipa que ficam à disposição na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, sendo um da empresa Forty (que atua em áreas verdes) e outro da Engep (que pode ser utilizado em outros locais).

De acordo com a Assessoria, ambas as empresas são contratadas por hora/máquina e qualquer um desses cinco caminhões-pipa pode ser acionado pela Defesa Civil antes da necessidade de se acionar o Corpo de Bombeiros. Portanto, não estariam faltando caminhões-pipa.

Leia mais na versão impressa.

0 comentários: