terça-feira, 13 de abril de 2010

Limeira ganhará três cursos de engenharia no 2.º semestre

A Faculdade Anhangüera abrirá, a partir de junho, inscrições para os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. O Ministério da Educação (MEC), por meio da secretária de Educação Superior, Paula Dallari Bucci, concedeu a autorização para a implantação dos cursos em Limeira.

As 360 vagas, sendo 120 para cada curso, serão disponibilizadas no “Vestibular de Inverno”, realizado no meio do ano. De acordo com o diretor da instituição, Sebastião Pinto, a graduação nessas áreas atenderá a necessidade do mercado de trabalho. “Atualmente, empresas como a Petrobras, treinam os empregados em função da falta de engenheiros formados. Esses engenheiros em Limeira atenderão à demanda tanto do município, quanto do Estado e do País, além de contribuírem com o aquecimento da economia”, explica Sebastião.

O diretor conta que há carência de profissionais no setor. “A revista Exame publicou em sua última edição, que o Brasil forma, anualmente, cerca de 23 mil engenheiros, contra 400 mil da China, por exemplo. Há campo de trabalho para mais profissionais”, relatou. Dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), apontam que o País sofre uma falta anual de 25 mil novos engenheiros.

LABORATÓRIOS

Sebastião disse que há dois laboratórios prontos. “Para oferecer o curso aos alunos, é necessário disponibilizar estrutura específica. Para isso, já estão prontos dois laboratórios, sendo um multidisciplinar e outro de eletrotécnica”, completa.A previsão do início das aulas é agosto. “O processo seletivo acontecerá em junho. Porém, as aulas começarão a ser ministradas em agosto”, concluiu.

0 comentários: