sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chegam a 148 os casos de dengue em Limeira

Os casos de dengue em Limeira neste ano já somam quase dez vezes o total de todo o ano passado: são 148 notificações, ante as 15 registradas em 2009.

O número já superou o total de casos de 2006 (125) e chega ao terceiro mais preocupante, depois dos 366 casos de 2007 e 858 em 2001.

Do número atual, seis casos foram registrados ontem. Conforme a Gazeta noticiou na quarta-feira, o aumento de confirmações têm sido gradativo, chegando a 40% em uma semana, o que serve como alerta à população para a prevenção, já que há cidades com epidemia da doença. Os mosquitos proliferam em locais com água parada, como vasos, pneus ou garrafas. Reservatórios, como caixas d’água e tanques devem ser mantidos limpos, assim como calhas, e bem fechados.

Entre os sintomas estão febre alta com duração de 2 a 7 dias, dores de cabeça, no corpo e nas juntas, atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Além de hemorragia e choque nos casos mais graves, principalmente quando a pessoa for contaminada pela segunda vez, existe o risco de morte.

MUTIRÃO

O número preocupante levou a Secretaria Municipal da Saúde a realizar contratação emergencial de 15 estagiários para auxiliar por três meses os agentes do Zoonoses no combate à dengue. Amanhã e domingo haverá mutirão para vistoria em residências, de forma a identificar focos de criadouros do mosquito que causa a doença, além de orientação aos moradores.

0 comentários: