quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mudanças na temperatura exigem cuidados com a saúde

Fonte: Somar Meteorologia

Depois dos dias de calor intenso, uma frente fria pegou de surpresa os limeirenses na chegada do outono. Com a alternância de temperatura, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas de saúde, já que a característica da estação é o resfriamento, com redução da umidade.

“Esta condição provoca aumento nas patologias, daí a importância da prevenção com vacinas nessa época”, lembra o médico otorrinolaringologista, José Eli Batistella.
As crianças e idosos são os mais suscetíveis a problemas e merecem maior atenção. “Com a temperatura mais baixa, a tendência é deixar as salas mais fechadas, o que prejudica a ventilação. Com isso, gotículas de uma tosse podem ficar até três horas no ar”, explica, lembrando a importância da higienização constante das mãos para evitar transmissões, além de manter a qualidade do ar.

Outra medida é evitar circular em ambientes com aglomeração, se estiver com coriza. “A criança não deve ir à escola nessa situação. O ambiente de trabalho também deve ser evitado, por precaução”, salienta.

Batistella frisa que, independentemente dos sintomas, as pessoas não devem se automedicar. “Um profissional deve ser procurado, pois o que parece simples, pode se tornar algo mais grave, como bronquite ou otite, com um processo viral de quadro mais complicado”, afirma.

Para os alérgicos que sofrem de rinite, sinusite ou bronquite o período é propício para fortes crises. Como alergia não tem cura, o ideal é investir em prevenção, evitando os agentes que despertam a doença, como o acúmulo de pó, e, consequentemente, o uso de medicamentos, como antialérgicos e anti-inflamatórios.

A alternância entre o início de dia frio para o calor do meio do dia e tarde requer um cuidado especial com as crianças. Estar atento à adequação entre a temperatura ambiente e a roupa da criança é uma delas. Crianças desagasalhadas ficam expostas ao vento frio e as agasalhadas demais ficam suscetíveis a desidratação.

0 comentários: