terça-feira, 20 de abril de 2010

Jovens, doentes crônicos, gestantes e crianças têm até 6.ª para se vacinar

Extraído de: blog do estadão

A Secretaria Municipal da Saúde chama a atenção dos jovens entre 20 e 29 anos, grávidas, pais de crianças com idades entre seis meses e dois anos e, principalmente, os doentes crônicos, para procurarem um posto de saúde o mais rápido possível para vacinação contra a gripe suína. O último dia é sexta-feira, mas amanhã é feriado, ou seja, um dia a menos para a imunização.

O secretário da pasta, Gerson Hansen Martins, alerta principalmente os doentes crônicos, pois foram os mais atingidos pela doença no ano passado e integram o grupo que mais sente receio em tomar a dose. “A vacina é para proteger e não para piorar a condição de saúde de quem já possui algum tipo de doença. “Ainda há quem insista em não procurar um posto de saúde porque acha que aí sim é que ficará gripado.

Foram feitas pesquisas e profissionais do mundo inteiro trabalharam para encontrar uma forma de proteger a população de mais mortes por causa desse novo vírus”, ressalta.

Em Limeira, dos 21.975 que deveriam se imunizar, apenas 13.411 foram até uma UBS - 61% da meta.

O Ministério da Saúde avisa que não há mais previsão de prorrogação e que as pessoas que se encontram nos grupos de risco especificados não devem perder a oportunidade. Os jovens entre 20 e 29 anos também são preocupação, conforme o secretário, porque são os que mais frequentam locais aglomerados e, caso sejam infectados pelo vírus, dificilmente permanecerão em casa até a recuperação, o que facilitará a propagação da doença. Menos da metade do previsto (38% de 49.946) se vacinou. Entre as crianças, o secretário avalia como positiva a adesão (95%), assim como dos trabalhadores da saúde (96%) e das gestantes, embora o total de imunizadas corresponde a 65%.

Data para vacina de idosos é alterada

Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A estratégia, que começaria em todo o Brasil no próximo sábado, dia 24, teve o início adiado para 8 de maio, nos estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, a vacinação dos idosos seguirá até 21 de maio. A alteração não trará qualquer prejuízo à saúde dessa população. A decisão por alterar o calendário foi tomada pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde, após informe do Butantan sobre o atraso na entrega. (RR)

Município vai imunizar no CR e na carceragem da Seccional

A Secretaria da Saúde organiza visita ao Centro de Ressocialização (CR) e à carceragem da Delegacia Seccional de Limeira para vacinar os homens inclusos nos grupos de risco.

De acordo com o secretário, não serão todos imunizados, mas apenas os que possuem doenças crônicas e que têm entre 20 e 29 anos.

A data não foi informada por questão de segurança. (RR)

Doenças crônicas para vacinação

Confira a lista de doenças crônicas que exigem a imunização contra a gripe suína. Em qualquer dúvida, os pacientes devem consultar os profissionais que acompanham o tratamento.

* Pessoas com grande obesidade (grau III), incluídas atualmente nos seguintes parâmetros:

- Crianças com idade igual ou maior que 10 anos com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25;
- Crianças e adolescente com idade maior de 10 anos e menor de 18 anos com IMC igual ou maior que 35;
- Adolescentes e adultos com idade igual ou maior que 18 anos, com IMC maior de 40.

• Indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex: fibrose cística, displasia broncopulmonar)
• Indivíduos asmáticos (portadores das formas graves, conforme definições do protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)
• Indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex: distrofia neuromuscular)
• Pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônicas
• Pessoas com diabetes
• Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, sequelas de tuberculose, pneumoconioses)
• Pessoas com doença hepática: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral; aids
• Pessoas com doença renal: insuficiência renal crônica, principalmente em doentes em diálise
• Pessoas com doença hematológica: hemoglobinopatias
• Pessoas com terapêutica contínua com salicilatos, especialmente indivíduos com idade igual ou menor que 18 anos (ex: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki)
• Pessoas portadoras da síndrome clínica de insuficiência cardíaca

• Pessoas portadoras de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica:
- Hipertensão arterial pulmonar
- Valvulopatia

• Pessoas com cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular (fração de ejeção do ventrículo esquerdo [FEVE] menor do que 0.40)
• Pessoa com cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular ([FEVE] menor do que 0.40)
• Pessoa com cardiopatias congênitas cianóticas
• Pessoas com cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea
• Pessoas com miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva)
• Pessoas com pericardiopatias

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde/ Ministério da Saúde

0 comentários: