sexta-feira, 9 de abril de 2010

Região não corre risco de ter chuva forte como no RJ

Diferentemente do que muitos limeirenses temiam, a forte chuva que alagou diversas regiões do estado do Rio de Janeiro não corre risco de atingir a região de Limeira. Muitas pessoas procuraram a Gazeta com medo de que poderia acontecer o mesmo na cidade. Porém, a pesquisadora do Cepagri/Unicamp, Ana Ávila, nega a possibilidade e informa que, a partir de domingo, a temperatura começa a se elevar.

Ana explica que a frente fria que estava sobre o Rio de Janeiro já subiu para a Bahia. “A nossa região já recebeu essa frente fria no início da semana, quando ocorreram chuvas com baixas temperaturas”, cita.

O clima úmido é normal neste período do ano, devido à transição das estações. Como o outono começou há poucos dias, ainda é possível sentir a mudança de um verão chuvoso para um outono mais seco. “O outono é caracterizado por temperaturas mais baixas, devido à entrada de massa de ar frio e de estiagem, e o volume de chuva diminui”, salienta.

Em relação ao volume de chuva, Ana diz que, em média, o volume de água esperado para este ano, em abril, é de 62,5 milímetros. Porém, o volume já chega a 49 milímetros, ainda no início do mês. Em relação aos anos anteriores, choveu 33 milímetros no mesmo período de 2009 e 160 milímetros, em 2008.

Hoje, a madrugada ainda será fria, com baixas temperaturas e, a mínima, chega aos 13ºC. Até amanhã, as temperaturas serão mais amenas e ainda haverá possibilidades de chuvas eventuais, devido ao vento que vem do litoral. Já no domingo, as condições são de sol e temperaturas em elevação.

Leia mais

0 comentários: