sexta-feira, 16 de abril de 2010

Limeira recebe campanha de medula óssea; cadastramento começa na segunda

A campanha de cadastramento de medula óssea Eu amo a Vida, promovida pelo Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a Assembléia Jardim das Acácias, Capítulo DeMolay e apoiada pelo Fundo Social de Solidariedade e Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), será realizada pela segunda vez em Limeira. Este ano, a ação acontecerá entre os dias 19 e 24 de abril, incluindo o feriado da próxima quarta-feira, 21 de abril.

Em 2008, quando foi realizada a primeira edição no município, a campanha somou, em apenas dois dias, 5.338 cadastros, número que, segundo Victor Hanna, presidente do Capítulo DeMolay surpreendeu a equipe organizadora.

Da ação de 2008, a campanha registrou quatro limeirenses compatíveis para a doação. Para Luciana Sousa Gonçalves, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o período da campanha, estendido este ano para seis dias, facilitará a participação. “Os números da campanha anterior nos mostram que a probabilidade de conseguir um doador é rara, porém o período maior para o cadastramento possibilitará que a população tenha um maior envolvimento neste gesto solidário e salvar muitas vidas”, reforça.

A campanha conta com o apoio da Secretaria da Saúde, na impressão de folhetos e cartazes, fortalecendo o incentivo aos munícipes ao gesto da doação.

Cadastro
Para o cadastramento, a pessoa deverá ter entre 18 e 55 anos, não ser portador do vírus HIV e não ter sido ou estar submetido a tratamentos com radioterapia ou quimioterapia. Preenchidos os critérios, será necessário fornecer os números do CPF, RG e de um telefone.

Em seguida, uma equipe de enfermeiros coletará uma pequena amostra de sangue a ser enviado ao Hospital de Barretos, que faz a tipagem do DNA para cruzá-la com os dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), local onde ficam registrados os pacientes que aguardam a doação. O Redome é coordenado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). Para a coleta, não é preciso estar em jejum.

Caso a pessoa cadastrada tenha a compatibilidade esperada, será submetida a exames clínicos para a confirmação do bom estado de saúde. Para se tornar um doador não há exigência quanto à mudança de hábitos ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e não causa qualquer comprometimento à saúde.

Onde se cadastrar
Para abranger toda a população, a equipe organizadora dividiu os seis dias de campanha entre os pontos de cadastramento. Confira a data e o local correspondente:

Dia 19 - das 18h30 às 22h30
- Isca - Instituto Superior de Ciências Aplicadas
Endereço: Via SP 147, Limeira-Piracicaba, KM 04, Cruz do Padre

Dia 20 - das 18h às 22h30
- Faal (Faculdades de Administração e Artes de Limeira)
Endereço: Av. Carlos Kuntz Busch, 800 (antigo Limeira Shopping)

- Faculdades Integradas Einsten
Endereço: Rua Jatobá, 200, Vila Queiroz

De 21 a 24 - das 10h às 20h
- Supermercado Sempre Vale Prada
Endereço: Av. Com. Agostinho Prada, 1737, Vila San Marino

- Supermercado Enxuto
Endereço: Rua Com. Vicente Leone, 200, Jd Nossa Senhora de Fátima

Dia 22 - das 18h30 às 22h30
- Escola Técnica Trajano Camargo
Endereço: Rua Tenente Belizário, 439, Centro

De 22 a 24 - das 8h às 17h
- Praça Toledo Barros

Dia 24 - das 10h às 20h
- Shopping Pátio Limeira
Endereço: Rua Carlos Gomes, 1321, Centro

1 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,
Para fazer o cadastro de doador de medula óssea só é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. É retirado apenas 5ml de sangue. Divulgue a ideia e salve vidas.
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Ministério da Saúde