sexta-feira, 25 de junho de 2010

Após capacitação, profissionais do Ceprosom multiplicarão a importância do aleitamento materno


Ceprosom - Em continuidade às ações de incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Limeira concluiu nesta quinta-feira, 24 de junho, a capacitação de mais de 90 profissionais do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) sobre o tema amamentação.

Entre os profissionais que passaram pela capacitação estão: terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, educadores de projeto social, arte educadores, monitores e estagiários. Todos atuam em projetos sociais nos centros comunitários ou em atendimentos especializados do Ceprosom. Segundo a terapeuta ocupacional da autarquia, Luciane Honório Oliveira Migotto, após a capacitação, cada profissional será um multiplicador do tema nos atendimentos feitos com crianças, adolescentes e famílias assistidas pela promoção social do município.

Para a coordenadora do BLH, Silcia Campos, a multiplicação do tema pelos profissionais do Ceprosom é fundamental para que a informação segue até os bairros da cidade e atinja o maior número de pessoas, em especial, a população mais carente.

Segundo Silcia, uma informação que ainda gera dúvidas entre as mães na hora da amamentação é sobre o colostro, que é o primeiro leite liberado pela amamentação. A coordenadora explica que muitas mães acreditam que ele não sustenta o neném por ser mais ralo e deixa de amamentar logo nos primeiros dias de vida. Porém ela ressalta que o colostro é considerado uma vacina natural da mãe para o bebê e é com esse líquido que a criança irá adquirir imunidade contra várias doenças ao longo da vida. “Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil, às vezes a mãe tem problemas com rachaduras no peito, o bebê chora demais e ela ainda tem que se preocupar com a organização da casa e ao surgirem os primeiros problemas, ela desiste. Porém, se for bem orientada e receber o apoio, ela certamente irá persistir em razão da importância do gesto para a saúde da criança”, avalia.

Informações como essa serão repassadas para a população por meio desses profissionais do Ceprosom que receberam todo o conhecimento necessário para disseminar o tema.

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, 22% das mortes de bebês no primeiro mês de vida poderiam ser evitadas se eles fossem amamentados na 1ª hora após o nascimento e outras 16% se a amamentação acontecesse no 1º dia de vida. A pesquisa ainda identifica alguns problemas do Brasil, como: a falta de informação da população sobre o aleitamento materno e os riscos da alimentação artificial; a falta de conhecimento dos profissionais da saúde sobre o manejo com a lactação e o marketing agressivo e a distribuição gratuita do leite artificial.

Semana Mundial da Amamentação

Uma das ações da Semana Mundial da Amamentação em Limeira será uma exposição de telas sobre o tema, confeccionadas pelas crianças e adolescentes dos projetos sociais do Ceprosom. Profissionais do Núcleo de Cultura da autarquia, que também foram capacitados, trabalharão com as crianças para que reflitam sobre a importância do aleitamento materno. Cerca de 20 telas, uma de cada centro comunitário, ficarão expostas no Teatro Vitória, no período de 29 de julho a 4 de agosto.

Mais fotos/Divulgação

0 comentários: