terça-feira, 29 de junho de 2010

Fundo Social e Ceprosom recebem doações para vítimas das enchentes do Nordeste

Para ajudar as vítimas que sofrem com as enchentes do Nordeste, o Fundo Social de Solidariedade e o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) iniciaram as arrecadações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. As doações serão recebidas até 7 de julho, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, em dois pontos: no Fundo Social, Rua Santa Terezinha, nº 15, Centro, e na antiga sede do Ceprosom, à Rua José Botelho Veloso, s/n, Vila São João, ao lado do Parque Cidade.

Entre os alimentos não perecíveis estão: enlatados, leite em pó ou em líquido, bolachas e biscoitos, achocolatados e barras de cereais. Já os produtos de higiene pessoal são: sabonete, creme dental, escova de dente, absorvente íntimo e fralda descartável infantil.

Todas as doações de Limeira serão encaminhadas à Defesa Civil de São Paulo que enviará aos municípios atingidos pelas enchentes que apresentam maior necessidade de doações, dos estados de Pernambuco e Alagoas.

A presidente do Fundo Social, Luciana Sousa Gonçalves, explica que os itens selecionados para a arrecadação em Limeira foram escolhidos após levantamento da necessidade junto aos profissionais da Defesa Civil de São Paulo, responsável pela distribuição. Foi detectado que em situações de tragédias como essa a população tem dificuldade em preparar os alimentos, em razão da perda da casa e dos móveis, por isso a necessidade mais urgente é por alimentos de fácil consumo, como enlatados que já vêm prontos. “É importante que a população doe à campanha os itens que realmente são essenciais às vítimas das enchentes e possam contribuir nesse momento em que ainda estão desabrigados. Itens enlatados como sardinha, salsicha e leite são esperados pela população”, reforça.

Outra orientação importante para quem vai fazer as doações é quanto ao prazo de validade dos produtos. Em ações de auxílio a vítimas de enchentes é fundamental que os alimentos doados tenham um prazo de validade de no mínimo 45 dias, pois caso as doações demorem algumas semanas para chegar até as mãos das vítimas, ainda estarão em condições de consumo.

Desde dezembro de 2008, quando a cidade de Itajaí, em Santa Catarina foi inundada por enchentes, o Fundo Social e o Ceprosom auxiliam em ações e campanhas de socorro às vítimas. Na ocasião, Limeira mostrou toda a sua solidariedade enviando ao município catarinense milhares de quilos de alimentos, roupas, cobertores e colchões. Além de enviar os donativos, uma equipe com 20 voluntários permaneceu na cidade durante uma semana para auxiliar no atendimento às vítimas e na distribuição das doações.

Em janeiro deste ano, as cidades de Capivari e São Luiz do Paraitinga, também atingidas por enchentes, receberam as doações de alimentos e produtos de higiene dos limeirenses, sendo que esta é a 3ª ação promovida pelo Ceprosom e Fundo Social em campanhas de socorro às vítimas de enchentes

0 comentários: