sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto “Limeira Digital” em fase final; acesso gratuito à internet promoverá inclusão digital

O Projeto “Limeira Digital”, da Prefeitura de Limeira por meio do Departamento de Modernização Administrativa, já está na reta final. Locais públicos como o Parque Cidade de Limeira e a Praça Toledo Barros já possuem torres com o sinal de internet sem fio, que permite aos frequentadores o uso da internet gratuitamente, sem necessidade de credencial de acesso.

O projeto é uma idéia do prefeito Silvio Félix que vem sendo desenvolvida por etapas, desde 2007. Fazem parte do projeto atividades como os terminais eletrônicos instalados em pontos do município, como o Mercado Modelo, o Horto Florestal e a Rodoviária, e as Lousas Eletrônicas, instaladas nas salas de informática das unidades de ensino da rede municipal.

Todas as ações do projeto visam à inclusão digital da população, fornecendo acesso gratuito à internet, a rede mundial de computadores. “A internet nos conecta ao mundo e é uma ferramenta útil no ensino, além de auxiliar nas relações pessoais. Nosso principal objetivo é ajudar estudantes e profissionais a realizarem trabalhos e projetos com o auxílio da internet”, explica Silvio.

Além das atividades já desenvolvidas para o acesso da população em próprios públicos e escolas, está em teste o acesso gratuito dentro das residências. Após os testes, com previsão de conclusão em 30 dias, será disponibilizado um cadastro às pessoas que residam nas áreas de abrangência dos pontos de acesso. Esse cadastro será realizado no portal da Prefeitura.

Após o cadastramento, a Prefeitura verificará se o solicitante não possui débitos junto ao município. Nesta etapa será verificado também se a localização da residência possui condições técnicas para efetuar a conexão.

Se não existir nenhum impedimento, o munícipe que for aprovado e tiver o acesso liberado poderá adquirir o kit de antena Wi-fi outdoor (CPE), que consiste em antena a ser fixada no telhado da residência, sendo direcionada ao ponto de acesso (torre). Este equipamento deve ser adquirido junto ao comércio local pelo próprio munícipe.

O objetivo não é competir com provedores de internet, mas disponibilizar acesso a todos, promovendo inclusão digital. Atualmente o município já conta com 15 torres instaladas (confira os pontos no quadro abaixo). A velocidade da conexão oferecida gratuitamente foi limitada a 100 Kbps e é necessário que o equipamento utilizado possua a tecnologia Wi-fi.

Os serviços públicos municipais em todos os bairros e na região Central já são interligados pelo sinal enviado pelas torres já instaladas, com o sistema de Intranet, utilizado para conectar os diversos setores da Prefeitura.

As regras e mais informações, como os procedimentos para a adesão ao projeto, serão detalhadas na página que será publicada em breve no portal da Prefeitura (WWW.limeira.sp.gov.br).

Quadro

Pontos de acesso já instalados no município (torres):

CI José Reinaldo Brugnaro - R. Fleming, 220, Jardim Brasil;

EMEIEF Maria T. B. Camargo - Avenida Laranjeiras, 1.149, Jardim Planalto;

EMEIEF Waldemar Lucato - Avenida Dois, 675, Jardim da Graminha;

EMEIEF Maria Madalena Vasconcellos - Rua Yolanda Bueno Silva, 80, Jardim Santina;

EMEIEF Mauro Vieira - Rua Cel. Joaquim Antonio, 81, Boa Vista;

UBS Parque Hipólito - Rua Arlindo Ribeiro, 1300, Parque Hipólito;

UBS Nossa Senhora das Dores - Rua Frei João das Mercês, s/n, Parque Nossa Senhora das Dores;

UBS Abílio Pedro - Rua Agostinho Gianotto, s/n, Parque Abílio Pedro;

EMEIEF Aldo José Kuhl - Rua Fabrício de Góes, 105, Jardim Morro Azul;

CI Maria José de Jesus Silva - Rua Vitor Baloni, 241, Cecap I;

CI Carolina Pardo - Rua José Joaquim Duarte do Pateo, 200, Jardim do Lago;

EMEIEF Antonio Simonetti - Rua Otávio Ribeiro, s/n, Parque Residencial Antonio Simonetti;

Teatro Vitória - Praça Toledo Barros, Centro;

Museu da Jóia - Parque Cidade de Limeira.

0 comentários: