quarta-feira, 30 de junho de 2010

Apae comemora 44 anos com incentivo à prevenção






Cláudia Kojin - A Associação Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) de Limeira celebrou ontem 44 anos. A comemoração reuniu diretoria, funcionários, usuários e convidados e contou com a participação da fanfarra da entidade e apresentação de teatro. Fundada em 1966, nos primeiros anos da ditadura, a Apae trouxe uma nova proposta no atendimento às pessoas com necessidades especiais. Ao longo dos anos, a entidade aprimorou e expandiu os serviços prestados e a qualidade de atendimento.

Segundo o presidente Ângelo Percebon, o êxito e excelência são resultados de uma equipe comprometida com o trabalho e auxílio da comunidade no constante processo de melhoria dos serviços prestados.

Os novos desafios para os próximos anos, quando irá completar meio século de fundação, segundo o presidente, é a prevenção. "Não é somente oferecer tratamento aos portadores de necessidades especiais, mas também informação e conscientização", comenta. Pesquisa para prevenção das deficiências também é apoiada pela entidade, que mantém parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para desenvolvimento de novas tecnologias.

Os desafios são muitos, porém a evolução no tratamento e serviços tem contribuído para a qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais. A Apae mantém programas que incluem Centro de Apoio Diagnóstico (CAD), Centro de Ações Preventivas (CAP), Centro de Atenção Terapêutica (CAT), Escola de Educação Especial João Ometto, Centro Profissionalizante e de Convivência, além de importantes projetos e departamentos como a Apae Cultural, Apae Rural e Teledoações, demonstrando o comprometimento e mobilização em favor das questões ligadas à educação, saúde e inclusão social.

Hoje, a Apae possui cerca de 700 atendidos, sendo que 10% está inserida no mercado de trabalho. Quebra de paradigmas, busca da tecnologia e experiência, promover a inclusão fazem com que a Apae Limeira faça parte de um ciclo que, muitas vezes, começa nos primeiros meses de vida, com atendimento médico, psicólogico, educacional e profissional, vê o avanço de seus usuários exercendo os direitos e deveres como cidadãos.

Fotos: Fernando Carvalho

0 comentários: