quarta-feira, 30 de junho de 2010

População deve ficar atenta com telegrama de cobrança de telefone

Cláudia Trento - Um limeirense foi vítima de fraude em uma cobrança indevida de uma conta de celular. A desconfiança surgiu porque o aviso foi enviado mediante telegrama, maneira pouco usada para avisar cobranças em atraso. Outro ponto que chamou a atenção da vítima foi o boleto estar com o timbre da Telefonica e a cobrança ser de uma linha de celular, cujo o número não existe.

A pessoa, que prefere não ser identificada, será chamada de F.. Segundo ele, o telegrama falava que a conta de uma linha de celular estava atrasada e o valor cobrado era de R$ 71,87. “O que realmente me assustou foi que o número da minha agência e conta do banco estavam corretas. Mas desconfiei, porque a minha conta telefônica é em débito automático”, contou.

F. explicou que, caso o pagamento não fosse efetuado, seu nome iria para o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Serasa. Em letras pequenas, no final do documento, havia um lembrete que dizia que o caixa não deveria cobrar o valor depois da data de vencimento, não aceitar cheques e não efetuar cobrança de multa por atraso.

Depois de várias tentativas de falar com a Telefonica através do 0800, F. foi até a delegacia e registrou boletim de ocorrência. “Fui ao banco também com uma carta e o boletim de ocorrência, e eles protocolaram. Passaram ainda o telefone da Telefonica, liguei e a atendente pediu para encaminhar um e-mail para a empresa. Depois de tudo fui reclamar no Procon, que abriu processo e pediu para que eu aguardasse um mês para terem a resposta sobre o caso”, salientou.

O banco contou a F. que seu caso era o segundo registrado na agência. “Espero que as próximas pessoas que forem vítimas desse golpe sejam espertas e não caiam na armadilha”, alertou.

Matéria completa.

0 comentários: