quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oito moradores de rua foram abordados em Operação Inverno



Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) realizaram na noite de quarta-feira, 23 de junho, uma nova abordagem a moradores de rua. A ação aconteceu das 19h às 22h30 e faz parte da Operação Inverno, lançada no início do mês pelas secretarias de Segurança Pública e de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades. Nesta ação, oito moradores de rua foram localizados pelos profissionais.

A abordagem a morador de rua é uma ação permanente realizada pelas equipes da Secretaria de Segurança Pública e Ceprosom, porém é intensificada em períodos como inverno, quando o frio rigoroso castiga essas pessoas, e durante períodos de festa, como o mês de dezembro.

Para localizar os moradores de rua os profissionais visitaram 14 locais com grande incidência desse público e sempre apontados pela população, como praças, áreas centrais e locais abandonados, sendo: Praça Toledo Barros, Praça da Bíblia, Jardim Nova Itália, Praça Luigino Burigotto, Praça 1º de Maio, Praça São Benedito, Praça Luciano Esteves, Praça da Boa Morte, posto de combustível desativado na Av. Laranjeiras, Viaduto Laranjeiras, Viaduto da Ford, Jardim Nova Suíça, Praça Maria Buzolim e Av. Campinas.

Entre os profissionais do Ceprosom estavam assistentes sociais que conversaram com os moradores de rua a fim de identificar a origem da permanência nas ruas, a cidade de origem e o paradeiro da família. Todos foram convidados a passar a noite na Casa de Convivência do Morador de Rua, um local que abriga esse público, mantido pelo Ceprosom. Lá todos têm alimentação, banho, roupas limpas, produtos de higiene pessoal e local para dormir.

Das oito abordagens, apenas quatro aceitaram passar a noite na Casa de Convivência. Outras duas pessoas não aceitaram a ajuda oferecida e disseram que iriam procurar outro lugar para ficar. Uma pessoa disse que iria para a casa de um parente aqui na cidade e a única mulher abordada foi passar a noite em uma pensão. Na manhã desta quinta-feira, 24 de junho, as quatro pessoas que pernoitaram na Casa de Convivência se recusaram a aceitar o atendimento social e os encaminhamentos e foram embora.

A superintendente do Ceprosom, Vanderléia Serrano Diogo, que também acompanhou a ação explica que a maioria dos moradores de rua é composta por dependentes químicos e entre os abordados nesta ação todos estavam alcoolizados.

Para Vanderléia, um problema detectado pela equipe é o abandono de prédios comerciais, que acabam servindo de abrigo improvisado para moradores de rua. Três pessoas foram encontradas em um posto de combustível desativado e, em uma situação precária, mantinham seus pertences, se alimentavam e dormiam.

Toda a abordagem foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública, Siddhartha Carneiro Leão. Segundo ele, sua equipe realiza periodicamente a ação de abordagem a esse público e todo o esforço para o atendimento ao morador de rua está sendo feito, porém esse é um trabalho constante, pois o problema é social e não atinge apenas Limeira e sim todo o país. Caso a população identifique a presença de moradores de rua, pode solicitar a abordagem pelos telefones: 199 (Defesa Civil) e 153 e 3441-0103 (Guarda Municipal).

Foto/Crédito: Eduardo Zanzirolamo

0 comentários: