sábado, 26 de junho de 2010

Incêndio devasta área verde no Residencial Morada das Acácias











Cláudia Trento / Denis Martins - Um incêndio de grandes proporções devastou a área verde existente ao lado do Residencial Morada das Acácias, próximo ao Jardim São Lourenço, na tarde de ontem. De acordo com agentes da Defesa Civil, pelo menos três alqueires foram destruídos. Moradores informaram que, por volta das 15h, três rapazes iniciaram a queimada.

O terreno abriga diversas árvores de grande porte e, mesmo com o incêndio, algumas conseguiram resistir. Porém, o cenário foi totalmente alterado. O verde, que ocupava toda a área, deu lugar ao tom cinza, pois o terreno foi totalmente destruído. Os moradores que, pela manhã, observaram a vegetação no local, depararam-se com um deserto de cinzas após o incêndio.

A fumaça se alastrou pelos bairros adjacentes e um trecho da Avenida Dr. Lauro Correa da Silva precisou ser interditado. O operador José Sedano Moreno sentiu o cheiro de fumaça e resolveu sair na rua para ver o que acontecera. “Quando vi o fogo ele ainda estava na parte mais baixa do terreno, próximo ao Residencial Morada das Acácias. Não demorou muito e todo o restante da mata estava em chamas”, contou.

O único caminhão do Corpo de Bombeiros e outro, da Defesa Civil, pareciam não dar conta de apagar as chamas, pois, além da extensão da área, o vento estava forte e contribuiu com a propagação do fogo. “O terreno é muito grande e há diversos pontos com queimadas. O excesso de fumaça é em função da grama, que está verde na parte de cima, mas seca na de baixo”, informou Caetano da Silva, da Defesa Civil. A fumaça foi observada por pessoas que estavam no Centro. “Observei que a fumaça estava na mesma direção de onde está minha empresa. Estava no Centro e voltei ao bairro, mas ainda bem que nada aconteceu. Meu sócio conseguiu ver a fumaça da Rodovia Anhangüera”, frisou Reinaldo Luiz Capodifaglio.

Do outro lado do terreno, na Rua Ângelo Calabria, no Residencial Morada das Acácias, o motoboy Ronei Adriano Venturi e o mecânico Fernando Reis tentavam apagar o fogo com baldes de água. Ambos lutaram para que uma árvore continuasse a viver. Moradores do bairro contaram à Gazeta que viram três rapazes ateando fogo no local e indo embora. Porém, ninguém foi localizado nas imediações.

FORA DE CONTROLE

Caetano explicou que o incêndio começou pequeno. “Geralmente, as pessoas colocam fogo em uma pequena área, muitas vezes por diversão. Contudo, as chamas se alastram e ficam incontroláveis”, disse.
A situação entristeceu a população, que observou, sem nada poder fazer, a mata ser destruída pelas chamas. “É uma pena ver uma área verde repleta de árvores sendo destruída de forma arrasadora”, lamentaram.
Os agentes da Defesa Civil informaram que pelo menos três alqueires foram consumidos pelo fogo, que precisou de mais de duas horas para ser controlado.

Fotos: Mário Roberto

0 comentários: