segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

“Lapa” é transferido por determinação de secretário de Segurança do Estado

Depois de ser preso em Limeira, o funileiro E.L.S., de 37 anos, o “Lapa, considerado a quarta pessoa mais importante na hierarquia do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi transferido na tarde do último sábado para o presídio de Presidente Wenceslau. Ele saiu em um comboio de pelo menos cinco viaturas da Polícia Militar que fizeram a escolta do marginal. A determinação partiu do secretário de segurança pública do Estado, Antonio Ferreira Pinto.

Outra autoridade de segurança que também se manifestou contra a presença de Lapa em Limeira, foi o delegado geral de Polícia Civil do Estado, Domingos Paulo Neto, que entrou em contato com o secretário, alertando do perigo de manter o funileiro em uma carceragem como a da Delegacia Seccional de Limeira.

Ferreira Pinto interveio e determinou que a Polícia Militar fizesse a transferência do preso para o presídio de Presidente Wenceslau. Um comboio foi montado e próximo das 16h de sábado, Lapa deixou a carceragem em uma viatura, indo direto para a unidade prisional.

FLAGRANTE

“Lapa” foi preso as margens da Rodovia dos Bandeirantes, na madrugada de sábado. Ele foi detido, pois constava como procurado pela Justiça por não ter retornado para o presídio de Presidente Bernardes. Ele recebeu o benefício da saída temporária de fim de ano, mas não tinha voltado. Além disso, ele foi autuado em flagrante pela delegada Nilce Segala pela posse da arma calibre 38 encontrada pelos militares no cumprimento do mandado de busca domiciliar, conseguido pela PM durante a operação da prisão de Lapa.

Uma camionete S10 Prata, DDN-4404/Limeira, que Lapa havia comprado três dias antes da sua prisão foi apreendida na garagem da chácara, alugada pela mulher do funileiro, moradora de Indaiatuba, para passar o final de semana em companhia do fugitivo. Ela foi detida na madrugada de sábado, mas liberada pela delegada depois do registro da ocorrência.

Na chácara, a Polícia Militar encontrou, ainda, um holerite de um ex- investigador da Polícia Civil que está preso. Não há informações a respeito do motivo da prisão, mas segundo informações, ele já foi exonerado do cargo.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) passa a investigar, a partir de hoje, como e aonde Lapa conseguiu comprar o veículo.

DELEGADA

A Gazeta conversou ontem com a delegada Nilce Segala. A delegada era a plantonista quando Lapa chegou na delegacia no sábado. Ela, que fazia plantão também na tarde de ontem, alegou que nenhuma ocorrência que não era urgente foi registrada durante a movimentação da manhã de sábado, mas não houve prejuízo para a população. “As pessoas que estavam aqui, viram a situação e não reclamaram de não conseguirem registrar a ocorrência”, disse ela. Depois da retirada do funileiro da cadeia, o movimento voltou ao normal.

Ela disse que tentou conversar com Lapa durante a estadia dele em Limeira, mas ele preferiu se manifestar somente em juízo, e chegou a ser irônico. “Quando ele saiu daqui, olhou para mim e agradeceu por ter sido bem tratado na cadeia”, afirmou a delegada.

Ela afirmou que partiu dela a decisão de retirar Lapa da cidade. “Tenho que pensar na segurança da população de Limeira e depois das pessoas que estão aqui [presos]. Se aconteceu algo com alguém, a responsabilidade é minha.

Com um indivíduo perigoso destes, tudo poderia ocorrer e, por isso, resolvi pedir a retirada dele daqui. Ela ainda confirmou a versão apresentada pela Gazeta ontem para a retirada de “Smayk” da carceragem. O desempregado, que já confessou sete crimes na região, três deles em Limeira, passaria o final de semana na cidade, mas foi retirado da cadeia na manhã do sábado.

0 comentários: