sábado, 9 de janeiro de 2010

Projeto que cria Conselho da Juventude pode ter alteração

Projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude pode sofrer alterações. Após desentendimento entre os vereadores Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT), reunião ocorrida na manhã de ontem na Câmara Municipal pode resultar na retirada da propositura. Os vereadores continuam falando línguas distintas.

Martins acredita que a questão avançou devido à reunião, em especial no que se refere à idade dos jovens que irão compor o conselho. Pelo projeto, jovens de 18 a 29 anos poderão participar, enquanto o petista quer jovens entre 15 e 29, com concordância da conselheira nacional da juventude, Gabriela Barbosa Batista, que participou do encontro.

Brito disse que conversará com o prefeito Silvio Félix (PDT) na segunda-feira para apresentar a proposta de mudança. Se Félix decidir pela alteração, retira o projeto, caso contrário, segue para votação. O vereador da base do governo admitiu não saber se comparece na segunda reunião marcada para a próxima quinta-feira.

Entre outras divergências, está a ideia que o petista quer colocar em prática a respeito da realização de uma audiência pública, para envolver os jovens na questão antes da aprovação do projeto na Câmara. Brito é contra e disse que não fará as concessões que Martins pleiteia, pois o projeto estaria completo.

Martins defende o entrosamento dos jovens na construção do projeto, que na visão dele tem falhas.Além de Martins e Brito, participaram do encontro, Mário Botion (PR) e Raul Nilsen Filho (PMDB).

A conselheira enfatizou que o projeto de lei já representa avanço na cidade. “O município mostra a preocupação ao criar este conselho, mas é preciso pensar também na representação da sociedade civil, diversificar o órgão”, disse Gabriela, que foi na linha de Martins. “Que o conselho seja deliberativo e paritário, com caráter consultivo e com uma composição de 2/3 da sociedade civil”, completou a conselheira, defendendo uma entidade mais participativa

0 comentários: