sábado, 9 de janeiro de 2010

Prefeitura cadastra funcionários para medir rombo futuro com Previdência

A Prefeitura de Limeira está cadastrando todo o funcionalismo público e os dados servirão de termômetro medidor do impacto financeiro que o Executivo vai sofrer futuramente, através do Instituto de Previdencia Municipal, com as aposentadorias e pensões pagas. Funcionários inativos também serão recadastrados.

Informações obtidas pela Gazeta explicam a necessidade do cadastramento. Uma fonte relatou que a Prefeitura precisa de um cálculo para fazer projeções e garantir o pagamento de aposentadorias daqui a 30 anos, por exemplo, pois os trabalhadores de agora representarão ônus no futuro.

A Prefeitura é hoje a responsável pelo pagamento de aposentados e inativos, porém, a ideia é criar mecanismos para que o Instituto, que é uma autarquia, seja gerido sozinho, sem amparo financeiro propriamente da Prefeitura. A reestruturação do Instituto anunciada pelo prefeito Silvio Félix (PDT) começou a ser feita já no final do ano passado, através de desafetação de imóveis do município ao Instituto, que poderá explorar esses patrimônios.

Projeto de lei aprovado pelos vereadores desafetou cinco imóveis, entre eles a Machinas São Paulo, além de terrenos no distrito industrial Sebastião Fumagalli e estádios do Limeirão e Pradão. A finalidade é gerar recursos através de recebimento de aluguéis, por exemplo.

Devido à grande demanda de pagamentos previdenciários que o Instituto terá de arcar, é fundamental que se faça um planejamento agora, conforme esclareceu a fonte.

Matéria completa.

0 comentários: