sábado, 9 de janeiro de 2010

Trajano Camargo classifica 5 projetos para a Febrace e se destaca no Estado

A Escola Técnica (Etec) Trajano Camargo é uma das unidades do Estado que mais classificou projetos para a oitava edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace).

A escola limeirense, além da Polivalente de Americana, teve cinco trabalhos classificados para o evento, que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de março.No total, 20 projetos de 11 Etecs foram classificados para a Febrace. No entanto, apenas as unidades de Limeira e Americana conseguiram classificar cinco trabalhos cada uma. Esses trabalhos competirão em março com outros 300, provenientes de estudantes dos ensinos médio, fundamental e técnico de todo o País.

Segundo o assistente técnico-administrativo do Trajano, Reinaldo Blezer, a unidade participa desde 2004 do evento. “Sempre participamos da feira, com a inclusão de diversos trabalhos. Neste ano, foram pelo menos 20 projetos inscritos”, explica.

INCENTIVO AOS JOVENS

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o objetivo da Febrace, que é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é incentivar os jovens a usarem a imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos.

A secretaria informou que, neste ano, mais de mil projetos foram inscritos. Com a classificação, os trabalhos concorrerão em sete categorias e os vencedores de cada uma participarão da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), nos Estados Unidos. A escola limeirense já conquistou o prêmio principal. “No ano passado um dos nossos projetos foi campeão. Com isso, os estudantes responsáveis pelo trabalho foram aos Estados Unidos”, complementa Reinaldo.

Além do Trajano, as Etecs Getulio Vargas, de São Paulo, e Polivalente, de Americana, venceram as etapas de 2007 e 2004 respectivamente.

PROJETOS

Os alunos que tiveram os projetos classificados serão notificados após o recesso escolar. Porém, o Centro Paula Souza, responsável pelas Etecs, divulgou em seu site o nome dos estudantes e seus respectivos projetos.

Entre os alunos classificados estão Gisele da Silva e Rafaela Pascotto, com o projeto “Fleck” tira-manchas; Flávia Peramo, Laysa da Silva e Monika Cardoso, com “Le Plastic”; Isadora de Castro, Juliana Schönhaus e Natalia Kestner, com Nhoque de Biomassa da Banana Verde; Daniele de Souza e Luis Barco Júnior, com Purificação da Glicerina, Subproduto da Produção do Biodiesel, e Adriel Batista da Silva e Andrioli da Silva Soares, com o projeto Reciclagem de Catalisadores Automotivos.

Os finalistas devem estar atentos com as próximas etapas da classificação. As normas e as instruções, assim como a lista de classificados, estão disponíveis no site.

0 comentários: