sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Após volta de Roma, bispo afirma que encerrou polêmica das transferências


Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo da Diocese de Limeira, retornou de Roma e, na tarde de hoje, afirmou que a polêmica sobre transferência de padres encerrou-se. Vilson também relatou como foi a visita ao Papa Bento XVI.

"Tudo está tranquilo". É com essa frase que Dom Vilson resume as polêmicas que surgiram com a transferência de padres. "A mudança é rotineira na Igreja Católica. É necessário que as mudanças aconteçam, assim os fiéis experimentam novas experiências. O recomendável, é que um padre cumpra o primeiro mandato, com duração de seis anos. Após esse período, ele pode ser deslocado para outras funções ou templos", completa.


De acordo com Vilson, os padres são notificados sobre as mudanças. "Todos são avisados que a transferência pode ocorre a qualquer momento. Mesmo que os fiéis estejam acostumados com uma determinada liderança, após a alteração é questão de tempo para a adptação", explica. O bispo explicou que a recepção dos padres transferidos está sendo positiva.


Além de comentar sobre as transferências, Vilson falou sobre a visita ao Papa Bento XVI. "A viagem é para a apresentação de um relatório das atividade realizadas pela Diocese. Bento teve acesso as ações realizadas dos últimos sete anos", disse.


Vilson explicou que a questão das transferências não foi comentada com Bento. "O assunto ficou em Limeira. Não foi necessário comunicar o papa sobre a polêmica, que agora já está tranquila", finaliza o bispo. Quanto a possibilidade de novas mudanças, ele avisou que não há nenhuma ação prevista.

0 comentários: