sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Professores da FCA participam de projeto que avalia árbitros da LNB

Três professores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp) participam de um projeto que avalia o condicionamento físico, metabólico e nutricional dos 50 árbitros da Liga Nacional de Basquete (LNB), que atuam no Novo Basquete Brasil (NBB).

O professor Luciano Mercadante, do curso Ciência dos Esportes, é um dos pesquisadores envolvidos com o projeto. De acordo com ele, o estudo é um dos primeiros projetos grandes e foi encomendado pela liga. “O objetivo é identificar o esforço de um árbitro durante a partida, como distância percorrida e níveis de velocidade associada à frequência cardíaca.
Com os dados, os organizadores do evento podem preparar o profissional durante a semana antes do jogo e, posteriormente, profissionalizá-los”, conta. Segundo o professor, essa fase da pesquisa acontecerá em fevereiro.

O projeto é dividido em três etapas, sendo que a primeira coleta de dados aconteceu no início do campeonato, a segunda na final do primeiro turno e, a última, na fase final. “Pretendemos conseguir informações sobre a capacidade física, metabólica e nutricionais dos árbitros. Além dos três professores da FCA, há pesquisadores da Faculdade de Educação Física (FEF/Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP)”, explica. O professor João Paulo Borin, do curso ciência dos Esportes, e a professora Adriane Antunes de Moraes, de Nutrição, são os outros participantes da FCA.

Mercadante relata que ao final de cada coleta os árbitros recebem os resultados de seu desempenho. “Com os relatórios em mãos, cada um poderá saber qual é sua condição”, completa.
Ao final do campeonato, um relatório geral será entregue à liga.
Com isso, eles poderão saber quais os procedimentos necessários e o investimento mínimo para preparar os árbitros.

BASQUETE

Além do estudo com a LNB, Mercadante e Borin mantém os Projetos de Iniciação Científica (PIC) com os alunos da faculdade. “Um deles, do qual eu cordeno, trabalha com a linha de biomecânica utilizada no basquete, ou seja, avalia os movimentos humanos.

Outro projeto tem como objetivo colher estatísticas em função do tempo, identificando os momentos bons e ruins de uma partida e, por meio deles, traçar níveis e descobrir em que período da partida influenciou a vitória ou derrota de um time. Para isso, utilizamos filmagens e planilhas eletrônicas”, finaliza.

Outros professores da FCA desenvolvem pesquisas com a participação de alunos. Em outubro, a Gazeta mostrou o projeto de pesquisa do professor Álvaro de Oliveira Dantona, do Núcleo Básico Geral Comum, cujo objetivo é revelar dados inéditos sobre Limeira em áreas como educação, saúde e meio ambiente. A primeira fase do estudo será concluída em 2011. (DM)

0 comentários: