terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Engenheiro Coelho fará parte do Circuito das Flores

Os municípios de Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse e Holambra farão parte, agora, do Circuito das Flores. O projeto de lei, criado pelo deputado estadual Antonio Mentor (PT), ajudará no desenvolvimento econômico e social dessas cidades.

O governo do Estado promoverá programas específicos que incentivem o desenvolvimento da economia e da sociedade, mediante parceria com os arranjos produtivos locais voltados ao cultivo de flores e plantas ornamentais.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Artur Nogueira e colaborador do projeto, Antonio Lopes Cordeiro, além de movimentar a economia das cinco cidades, o projeto ajudará a despertar outras vocações e incentivar outras atividades. “A ideia é, futuramente, fazer com que o Circuito das Flores seja uma extensão do Circuito das Águas, que também fica próximo de nossa região e torna-se um turismo de negócios”, frisa.

Cordeiro ressalta que muitos desses municípios fornecem flores para Holambra, conhecida como a Holanda brasileira pela comercialização de diversas espécies de flores.

BENEFÍCIOS

Rosemeire Scholl (PSDB), prefeita de Engenheiro Coelho, acredita que o projeto trará benefícios ao município. “A cidade já possui alguns criadores de flores. Com a implantação do Circuito das Flores, os pequenos produtores também terão oportunidade de entrar no mercado nacional”, opina.

O governo do Estado implementará medidas de fomento ao cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais na região, voltadas especialmente para o financiamento de pesquisas e desenvolvimento tecnológico e da infraestrutura do setor, como para a capacitação de técnicos e produtores.

O governo estadual está autorizado a atuar em parceria com entidades e prefeituras na promoção e realização de exposições e outros eventos que tenham por objetivo a divulgação da cultura de flores e plantas ornamentais da região.

O próximo passo agora é estruturar o projeto. A partir de 2010, reuniões e audiências públicas entre as prefeituras serão feitas para fazer um estudo sobre a viabilidade do projeto. Serão analisados a cultura de cada cidade, assim como planejamento urbanístico e demais pontos. O Executivo regulamentará a lei no prazo de 30 dias.

0 comentários: