quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Criação de empregos diminui em novembro, aponta Caged

A criação de novos postos de trabalho foi menor em novembro, comparada com o mês anterior. No entanto, o saldo positivo manteve praticamente a média, apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O relatório do Caged mostra que, no mês passado, foram criados 664 novos postos de trabalho, 31 a menos do que no mês anterior, quando foi registrado o melhor desempenho de 2009. Mesmo com a queda, o desempenho foi o segundo melhor do ano.

Comparado com o mesmo período de 2008, a distância entre os dados é grande, quando o saldo foi negativo após registrar o fechamento de 613 postos.

Celso Leite, consultor em economia, disse que o período de contratação da indústria já passou. “Essa questão pode ser um dos motivos que influenciaram a queda. Entretanto, ela não foi maior porque, em outubro e novembro, o comércio começa a empregar novos funcionários por causa do aumento nas vendas”, explica.

Contrário aos números de outubro, quando o saldo positivo foi puxado pelo setor da indústria de transformação, que criou 352 novas vagas, os dados de novembro mostram que o comércio foi o responsável pelo bom desempenho, com a criação de 320 postos de trabalho, ou seja, quase a metade do saldo total. A indústria de transformação ficou com a segunda posição, com a geração de 215 novos postos e, na terceria colocação, está a prestação de serviços, com 104 vagas de trabalho. As atividades econômicas, como serviço de utilidade pública, construção civil e administração pública, somam um total de 41 postos criados. Agropecuária e extrativa mineral apresentaram saldo negativo.

Em outubro, o comércio teve o segundo melhor índice com a abertura de 248 vagas, seguido pela prestação de serviços, que registrou o surgimento de 142 empregos.

COMÉRCIO

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio), Rogério Delmondi, explicou que, neste ano, as contratações no comércio para as vendas de fim de ano foram maiores que em 2008. “Neste ano o comércio de Limeira superou as expectativas em relação à quantidade de novos funcionários. Além disso, a abertura de novas lojas no Shopping Pátio também influenciou na criação de vagas”, conta.

Segundo Delmondi, mesmo sendo provisórias, as vagas podem se tornar empregos definitivos no próximo ano. “Muitos contratados se destacam e são contratados definitivamente. Pode ocorrer também a substituição do quadro de funcionários, no qual o provisório substitui o que está há mais tempo”, completa.

Região

Os saldos dos municípios da região pioraram. Cordeirópolis, que em outubro apresentou saldo positivo com a criação de 102 empregos, fechou novembro com balanço negativo e aparece na relação com 25 postos de trabalhos desativados.

Iracemápolis está na mesma situação. Há dois meses, o município apresentou 35 novos postos de trabalho e, no mês passado, encerrou o mês com o fechamento de 122 vagas.

Engenheiro Coelho também apresentou queda na quantidade de empregos criados. Contudo, manteve saldo positivo com a geração de sete novos postos de trabalho.

0 comentários: