quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Limeira está fora da lista para recadastramento biométrico

Os cartórios eleitorais de Limeira estão recebendo inúmeros telefonemas de eleitores levados pela propaganda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na televisão.

A propaganda pede aos eleitores se dirigirem aos cartórios para o recadastramento biométrico, modalidade que vai agilizar as votações, identificando o título de eleitor digitalmente, dispensando apresentação de documento.

Porém, somente 51 cidades do País foram escolhidas como candidatas aos testes que o TSE está promovendo para aprovação do novo sistema.

A ideia é que o esquema comece a valer, não na próxima eleição, mas apenas nas cidades previamente escolhidas. No Estado de São Paulo, apenas uma realiza o recadastramento porque terá a novidade nas eleições de 2010. Os eleitores de Nuporanga são os únicos no território paulista que estão fazendo o procedimento.

De acordo com o TSE, a expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.

MULTAS
PARA TÍTULOS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou que a partir de hoje, as multas eleitorais inferiores a R$ 50, que antes podiam ser pagas inclusive em casas lotéricas, somente poderão ser pagas no Banco do Brasil, através da Guia de Recolhimento da União (GRU) modelo simples. Débitos superiores a esse valor podem ser pagos em qualquer instituição bancária com a GRU modelo cobrança.

Nos cartórios eleitorais, a guia será emitida conforme o valor da dívida e os eleitores serão orientados sobre o local de pagamento. O eleitor que emitir a guia diretamente do site www.tre-sp.gov.br através do pré-atendimento Título Net deve ficar atento ao valor da multa, para saber onde efetuar o pagamento.

1 comentários:

Anônimo disse...

Além dos problemas de segurança, para usar a urna biométrica o TSE tem que dar aos mesários uma senha para permitir a votação de eleitores não identificáveis biometricamente. Essa senha servirá também para dar continuidade a fraude dos mesários que com ela podem votar por quem quiserem sem qualquer problema. Além disso mais uma brecha à fraude é que a urna biométrica não passa pelos testes de votação paralela porque não dá para levar todos os eleitores ao TRE para votar no dia da eleição. Quanto a agilidade vejam o que aconteceu em Colorado d”Oeste in http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=16161&sid=4 (...) A votação pelo sistema biométrico em Colorado D'Oeste, em Rondônia, chegou a atrasar a apuração. Mas o motivo foi a demora na identificação das impressões digitais de algumas eleitores. Isso fez com que fosse preciso captar as digitais de outros dedos. Só depois a urna foi liberada para votação (...)O excesso de eleitores em um mesmo local somada às dificuldades do novo sistema provocaram filas de dezenas de eleitores. A média de espera nessas seções foi de três horas e meia por eleitor